tântalo - traducción al portugués
Diclib.com
Diccionario ChatGPT
Ingrese una palabra o frase en cualquier idioma 👆
Idioma:

Traducción y análisis de palabras por inteligencia artificial ChatGPT

En esta página puede obtener un análisis detallado de una palabra o frase, producido utilizando la mejor tecnología de inteligencia artificial hasta la fecha:

  • cómo se usa la palabra
  • frecuencia de uso
  • se utiliza con más frecuencia en el habla oral o escrita
  • opciones de traducción
  • ejemplos de uso (varias frases con traducción)
  • etimología

tântalo - traducción al portugués

MITOLÓGICO REI DA FRÍGIA OU DA LÍDIA NA MITOLOGIA GREGA
Tantalus

tantálio         
ELEMENTO QUÍMICO COM NÚMERO ATÓMICO 73
Tantálio; Tantalo
см. "tântalo"
tantálio         
ELEMENTO QUÍMICO COM NÚMERO ATÓMICO 73
Tantálio; Tantalo
{m}
- см. tântalo
tantálio         
ELEMENTO QUÍMICO COM NÚMERO ATÓMICO 73
Tantálio; Tantalo
тантал, Та

Definición

tantálio
sm (Tântalo, np+io2) Quím Elemento metálico de lustre de platina cinza, duro, dútil, de alto ponto de fusão, 2.850°C; é principalmente pentavalente e resistente ao ataque da maioria dos agentes químicos, exceto do ácido hidrofluorítico; ocorre combinado na tantalita, columbita e em outros minérios raros, quase sempre associado com nióbio; é extraído comumente pela redução do fluoreto complexo de potássio e tantálio e é usado sobretudo no fabrico de aparelhos e equipamentos de processamento resistentes à corrosão química, em capacitores e retificadores eletrolíticos, em cirurgia como fio para suturas e como placa para reparos de ossos, e em várias ligas. Símbolo Ta, número atômico 73, massa atômica 180,95.

Wikipedia

Tântalo

Na mitologia grega, Tântalo foi um mitológico rei da Frígia ou da Lídia, casado com Dione. Ele era filho de Zeus e da princesa Plota. Segundo outras versões, Tântalo era filho do Rei Tmolo da Lídia (deus associado à montanha de mesmo nome). Teve dois filhos: Níobe e Pélope.

Certa vez, ousando testar a omnisciência dos deuses, roubou os manjares divinos e serviu-lhes a carne do próprio filho Pélope num festim. Como castigo foi lançado ao Tártaro, onde, num vale abundante em vegetação e água, foi sentenciado a não poder saciar sua fome e sede, visto que, ao aproximar-se da água esta escoava e ao erguer-se para colher os frutos das árvores, os ramos moviam-se para longe de seu alcance sob a força do vento. A expressão suplício de Tântalo refere-se ao sofrimento daquele que deseja algo aparentemente próximo, porém, inalcançável, a exemplo do ditado popular "Tão perto e, ainda assim, tão longe".

Existem outras versões para o motivo de Tântalo ter sido punido. Diodoro Sículo diz que Tântalo, rei da Paphlagonia na Ásia, por ser filho de Zeus, foi admitido na mesa dos deuses, ouviu seus segredos, e divulgou entre os mortais, sendo punido por isso.

O nome Tântalo aparece no Canto XI da Odisseia de Homero, nos versos 582-592.

Na edição de 2011 pela Editora 34 e tradução de Trajano Vieira: